Aparelhagem

Diante de um espaço de convivência entre distintos públicos situado no bairro do Ipiranga, dificilmente se pode desconsiderar a vizinhança com o peso da história deste lugar. Por outro lado, ao visitar o monumento do Ipiranga é surpreendente se deparar com diferentes modos de usos e apropriações do espaço por skatistas, jovens, idosos ou passantes. Desse modo, pergunta-se, o que se elabora a partir dessas relações entre corpos, espaços, objetos, sons, políticas, histórias e narrativas? Aparelhagem é uma proposição, situação, construção, instalação mobilizada por esses questionamentos. É informada por uma justaposição de distintas formas infraestruturais como: plenário, monumento, mobiliário, exposição, playground, praça, sala de leitura ou sala de estar. Abriga ainda uma multiplicidade de falas, entre conversas do público, performances e vozes – com Aretha Sadick, Daniella Mattos, Enrico Rocha, Kabila Aruanda, Laymert Garcia dos Santos, Solange Lima e outros – que se escutam espalhadas em sua estrutura.

Semântica Deslizante

A escultura Diana, de John Graz, pertencia à casa que existia no lugar onde foi construído o Sesc Ipiranga. A obra, pertencente ao Acervo Sesc de Arte Brasileira, está em processo de restauração e será reinstalada no quintal da unidade. Durante Campos de Preposições, Diana habita temporariamente a área de convivência apoiada sobre uma base-backlight composta pelas cores encontradas em buscas na internet com a palavra Ipiranga. A operação reconhece os deslizes semânticos que se dão na construção de narrativas em disputa por imaginários e histórias, públicas e privadas.

Parkour para idosos

Em colaboração com o performer, foi desenhado um mobiliário que ocupa parte do Centro de Convivência da Terceira Idade Professora Maria do Carmo César Belviláqua, local onde acontecem oficinas de Parkour para idosos sob orientação de Bittencourt e Danielli Mendes. Tanto o mobiliário como as oficinas procuram ativar a presença e a percepção do corpo do idoso, considerando as suas especificidades. As peças também estão à disposição do público para usos diversos.

Mureta

O primeiro ato–preposição do Projeto, realizado no início do seu processo de criação e vivência no Sesc Ipiranga entre os meses de junho a agosto, compreendia um banco/mureta [preposição CONTRA] na Área de Convivência da unidade. Como os visitantes respondem a um banco que corta o espaço? O que um banco coletivo pode promover? Essa ativação buscou interrogar a dinâmica do espaço e apontou usos imprevistos e encontros outros, desencadeando transformações na peça, no local e nos modos de estar.

Independência ou morte - O povo, Bruno Moreschi

Com os pintores: Marco Andrade Jr., Reginaldo Frazão, José Almeida, Helena Trindade, Carla Soares, Moises do Santo, Silvio Jr., Carlos Silverio, Antonio Carlos de Castro, Vanderley Augusto Marinho.

O artista Bruno Moreschi problematiza o fechamento do Edifício-Monumento (sede do Museu Paulista da Universidade de São Paulo) durante sua reforma, em especial a indisponibilidade temporária de uma de suas obras do acervo, a icônica pintura Independência ou Morte, de Pedro Américo. No interior do Sesc Ipiranga, serão exibidos fragmentos do quadro original que foram pintados em 2014 por pintores da Praça da República e do parque Trianon Masp. E no quintal da Unidade, os pintores Carlos Silverio, Marco Andrade Jr., Moises do Santo, Silvio Jr., Antonio de Castro, Vanderley Marinho irão produzir uma extensa pintura mural, fragmentando e revisando a forma como o povo é representado na pintura de Pedro Américo. Essas experiências no Sesc serão realizadas em parceria com o Museu Paulista da Universidade de São Paulo.

Públicos entre Monumentos

Convite à imaginação e construção de relações, por meio da aproximação, vizinhança e associação entre pessoas, coisas e lugares – muitas vezes improváveis. São frases que combinam preposições e substantivos, identificados a partir de visitas ao Ipiranga, que também ecoam no quintal do Sesc, por meio de um som ativado pela presença das pessoas no espaço da unidade.

FACEBOOK

TWITTER

INSTAGRAM

#camposdepreposicoes

Campos de Preposições
Sesc Ipiranga

de 15 de setembro
a 04 de dezembro

Sesc Ipiranga
R. Bom Pastor, 822 | Mapa
CEP 04203-000. São Paulo SP
Tel +55 11 3340 2000
sescsp.org.br/ipiranga

Visitação
de 15 de setembro a 4 de dezembro de 2016
terças a sextas, das 7h30 às 21h30 | sábados, das 10h às 21h30 | domingos e feriados, das 10h às 18h

rodape-logos

© 2016, O grupo inteiro | University of the Arts London | Sesc SP. Todos os direitos reservados.